Ultrassom

Ultrassom

A inspeção por ultrasom detecta sons produzidos por emissões elétricas (faiscamento, arco elétrico, descargas parciais, mau contato, efeito” Corona”).

Princípios e Aplicações:

Inspeção Elétrica: Uma descarga por arco ou efeito corona emite ultrasom no local. Essa descarga elétrica pode ser localizada rapidamente numa inspeção ultrassônica. Da mesma forma que na detecção de fugas de pressão e vácuo, quanto mais próximo se encontre o instrumento da descarga, mais intenso será o sinal. Na inspeção elétrica podem ser testados componentes tais como: mecanismo de controle, transformadores, interruptores automáticos, barramentos de distribuição, relés, caixas de ligação e isoladores entre outros.

Linhas de transmissão de alta voltagem, linhas de Distribuição, subestações, em seus componentes e equipamentos na detecção de:
  • Detecção de corona (principalmente em isoladores poliméricos);
  • Arco elétrico;
  • Tracking;
  • Descarga parcial;
  • Corrente de fuga;
  • Painéis de força em plantas industriais; Componentes elétricos de alta tensão;
  • Painéis de força em plantas industriais; Componentes elétricos de baixa tensão.
Registro Documental:

A manutenção preditiva, através do ultrassom em sistemas elétricos e mecânicos, permitem antecipar e prevenir danos cujas consequências demandam, além das paralizações, elevados custos de reparos! Essa caracterização da segurança de funcionamento permite, devido à redução de riscos documentada e a antecipação das condições de funcionamento inseguras e das ações requeridas na sua erradicação com o devido monitoramento.

Estoques:

A advertência de problemas em potencial permite o baixo investimento na prévia estocagem de peças de reposição, reduzindo o capital inerente a almoxarifado e o custo relacionado aos inventários.

Tempo:

Além de se inspecionar uma grande quantidade de equipamentos elétricos e mecânicos em curto período de tempo e sem interromper-se a operacionalidade dos mesmos, comentamos:

  • Lembrando que tempo também é dinheiro, a direta redução dos tempos consumidos pelas equipes de intervenção, quase sempre em regime de horas extras, é a natural consequência dos serviços de desmontagem ou substituição, apenas dos pontos identificados no roteiro da inspeção ultrassônica, permitindo o planejamento das eventuais paradas evitando-se as manutenções não programadas.
  • Também o tempo dos funcionários, envolvidos no processo produtivo, é ganho quando não ocorrem as interrupções imprevistas e decorrentes por falhas nos equipamentos sem a devida previsão das correções.
  • A reincidência de corretivas improvisadas, devido à emergência de intervenção, deixa de ocorrer pela perspectiva da previsão das substituições utilizando-se dos corretos meios e materiais compatíveis com item a ser corrigido constante no relatório da inspeção.
  • A redução do tempo perdido pela atividade produtiva, quando das corretivas imprevistas, mesmo que seja de apenas 10% compensa em muito qualquer investimento em manutenção preditiva através de inspeções ultrassônicas periódicas.
Apoio à equipe de manutenção:

A avaliação de qualidade de serviços executados de reparo, manutenções preventivas e preditivas permitem fornecer às equipes próprias do contratante os subsídios de seu desempenho e eventuais treinamentos complementares requeridos para que os objetivos traçados sejam plenamente atingidos. No caso de serviços terceirizados conta-se com excelente ferramenta para a aferição e auditagem da qualidade dos mesmos, tornando possível o gerenciamento documentado e imparcial da eficiência dessas empresas.

Planejamento:

A inspeção ultrassônica permite o planejamento das manutenções programadas, logo antes da paralisação, tornando eficazes os investimentos como os caros recursos humanos envolvidos durante o período de suspensão da produção ou do negócio.

Vida útil:

Ao se evitar o desnecessário superaquecimento, queima ou até estouro, dos componentes de um equipamento, seguramente prolonga-se a vida útil dos mesmos quando submetidos a níveis de operação a plena carga apenas.

Abrangência das inspeções:

Numa única e mesma inspeção ultrassônica dispomos de centenas de verificações de sons / ruídos, possibilitando-se as análises comparativas da área focalizada, por reduzidos que sejam os níveis dos espectros de ondas em foco...” As emissões ultrassônicas podem ainda serem "ouvidas" através de processo heterodinâmico de transformação sonora, sem perda de sua amplitude. Os dados são gerenciáveis através de tendências, forma de onda e espectros ultrassônicos, permitindo assim um diagnóstico ou acompanhamento preditivo.

WhatsApp