(51) 3475.4700 comercial@eletromax.com.br Plantão 24h (51) 98416.3069

Laudo de NR10

Laudo de NR10

O laudo elétrico NR 10 é essencial para regularização de instalações elétricas industriais, prediais e comerciais, que visa a segurança e perfeita condição dos sistemas elétricos de sua empresa conforme é exigido pelo Ministério do Trabalho e Emprego.

O objetivo do laudo NR10 é garantir a saúde e a segurança dos trabalhadores envolvidos em instalações e serviços elétricos, pois as maiores causas de acidentes e incêndios são em instalações com sobrecargas, instáveis e mal planejadas. Com base no estudo realizado que constará nos laudos, os engenheiros elétricos conseguirão apresentar e implementar medidas de segurança viáveis para a adequação correta das instalações elétricas do estabelecimento, garantindo que o mesmo obtenha máxima estabilidade, garantia e conciliação com as leis de segurança do país. O laudo NR10 é imprescindível na regularização de instalações elétricas, sejam elas comerciais ou prediais, visando uma segurança eficaz dos sistemas elétricos, conforme a exigência do Ministério do Trabalho e Emprego.

Principais objetivos e características do Laudo Técnico NR10:
  • O objetivo primordial do laudo técnico NR10 é oferecer segurança máxima aos colaboradores atuantes de forma mútua em diversos serviços elétricos. Considerando-se que as maiores causas de inúmeros acidentes, bem como incêndios, são oriundos de instalações elétricas sobrecarregadas, mal planejadas ou mesmo instáveis, o laudo técnico NR10 passa a ser uma importante resolução normativa em diversos níveis.
  • Para emissão do laudo técnico NR10 é feito um estudo por engenheiros elétricos, no qual serão apresentadas e implementadas várias medidas de segurança coerentes para que haja adequação de forma correta das instalações elétricas do estabelecimento em questão. Assim sendo, o laudo técnico NR10 poderá garantir uma máxima estabilidade e também consonância com as leis de segurança vigentes no país.
  • É de extrema importância proteger um empreendimento comercial contra riscos elétricos que possam incorrer, inclusive, em perigo para os colaboradores envolvidos, reforçando-se assim a observância do laudo técnico NR10, porém ele deve ser elaborado por uma empresa que possua um bom portfólio de serviços prestados na área, bem como por profissionais que detenham conhecimento do assunto e que possam, de fato, oferecer aos clientes uma otimização relacionada à relação entre custo-benefício final.
  • Primeiramente vale lembrar que a NR10 é uma norma do governo federal, portanto, é uma lei e deve ser cumprida integralmente por todas as empresas com mais de 75KW instalados, devendo constituir e manter atualizado na empresa o PIE - Prontuário de Instalações Elétricas, que é gerado a partir do laudo elétrico nr10, o qual deve ser realizado por profissional ou empresa credenciados, especializados e comprovadamente experientes e capacitados
  • O laudo elétrico NR10 é uma das maiores ferramentas de trabalho para implementação e geração de emprego para os profissionais da área de eletricidade, pois em cada um dos seus 14 itens, pode-se gerar várias atividades como por exemplo, elaboração do laudo elétrico NR10, de prontuários das instalações elétricas, diagramas unifilares, sistemas de proteções, só para citar alguns.
WhatsApp