Cheap Soccer Cleats Michael Kors Outlet Cheap Soccer Shoes Nike LeBron 11 mercurial soccer adidas f5 indoor soccer shoes mizuno soccer cleats soccer cleats 2014 adipure soccer cleats
   

Plantão 24hs

Manutenção Preventiva

 

Procedimento padrão que objetiva detectar eventuais falhas, executando rotinas de testes estabelecidas em normas e/ou em fabricantes, prolongando, assim, a vida útil dos componentes do sistema.

 

Objetivo:
Averiguar e diagnosticar o estado de operação e prováveis falhas que possam ocorrer nos equipamentos instalados nas subestações. Durante a manutenção efetuamos as atividades que de um modo assegurável nos indique as condições de operação das subestações.

Limpeza dos Equipamentos:
Tarefa a qual deve proceder a todas as outras tarefas, isto porque com a limpeza além de melhorarmos a imagem da subestação e preparar os equipamentos para ensaios, efetuamos também inspeção visual nos equipamentos já verificando os seguintes pontos:
- Estado físico dos terminais muflas;
- Integridade de isoladores e buchas;
- Inspeção das malhas de aterramento;
- Vazamentos de óleo em seccionadoras, disjuntores e transformadores;
- Existência de sinais de arcos voltaicos nos condutores e equipamentos;

- Lubrificação de mecanismos de chaves seccionadoras e disjuntores;


Ensaios:
Através dos ensaios verificamos as condições operacionais dos equipamentos, de modo que se diagnostique antecipadamente intempéries que possam ocasionar falhas graves nos equipamentos. Os ensaios de campo da instalação são os seguintes:

- Resistência de Isolamento:
A medição da resistência de isolamento tem por finalidade detectar falhas na isolação de equipamentos. Neste ensaio aplica-se de uma tensão contínua à isolação e mede-se a corrente elétrica que escoa através ou pela superfície da mesma, é um ensaio não destrutivo. O instrumento utilizado é o megôhmetro. Os equipamentos nos quais realizamos este ensaio são: Conjuntos cabo-muflas, Chaves seccionadoras, Disjuntores de alta tensão, Transformadores de corrente e potencial e Transformadores de potência.


- Resistência Ôhmica de Contatos:
Através deste ensaio averiguamos as condições de operação dos contatos de dispositivos de seccionamento de circuitos. O instrumento utilizado é o microhmímetro, este durante o ensaio injeta uma corrente contínua sobre os contatos e medindo a queda de tensão nos mesmos determina-se a resistência ôhmica. Os equipamentos nos quais realizamos este ensaio são: Chaves seccionadoras, Disjuntores de alta e baixa tensão e Contactores de alta e baixa tensão.

- Resistência Ôhmica de Enrolamentos:
Utilizando-se o micromimetro e com o mesmo método de Kelvin tem por finalidade averiguar as condições das emendas, conexões internas de transformadores e junções de comutadores que trabalham com e sem carga.


- Relação de Transformação:
Tem por finalidade medir a relação de transformação em transformadores. Utilizando-se um TTR que trabalha pelo método de transformador padrão, aplicamos uma tensão alternada no enrolamento secundário, usando como parâmetro à corrente que circula entre o transformador em teste e o padrão que está no TTR, ajustamos este de modo que esta corrente seja nula e assim definimos a relação de transformação. Este ensaio efetuamos em comissionamentos de transformadores, em trocas de TAP´s primários e em equipamentos que possuem comutadores sob carga.

- Resistência de Aterramento:
Este ensaio é realizado para diagnosticar falhas que possam ocorrer nas malhas de aterramento das instalações e pára-raios de linha. Tal ensaio é realizado pelo método de queda de tensão, ou seja, este consiste em fazer passar uma corrente pela região do solo, situado entre a malha a se medir e um eletrodo auxiliar de corrente, e medir a queda de tensão sobre um eletrodo auxiliar de tensão que esta intermediária ao circuito de corrente. Para este ensaio utilizamos o terrômetro. Em virtude de fatores como a falta de acesso ao solo para a instalação das hastes auxiliares ou situações que o cabo de aterramento dos pára-raios está no interior do poste, ocasiona a não medição da resistência de aterramento.


- Atuação de Relés de Proteção:
Através deste ensaio simulamos faltas que possam ocorrer em relés de proteção de sobrecorrente, sub e sobre tensão e relés diferenciais. Para este ensaio utilizamos uma mala de injeção de corrente e tensão variável.
 


Normas utilizadas
:
Todos os ensaios são realizados conforme as normas vigentes sendo estas:

NBR - 5356/1993 ® (Transformadores de Potência - Método de Ensaio);
NBR - 5410/2004 ® (Instalações Elétricas de Baixa Tensão);
NBR - 6855/1992 ® (transformador de Potencial Indutivo);
NBR - 6856/1992 ® (transformador de Corrente);
NBR - 6935/1985 ® (Seccionador, Chaves de Terra e Aterramento Rápido);
NBR - 7099/1981 ® (Relés de Medição);
NBR - 7118/1994 ® (Disjuntores de Alta Tensão);
NBR - 7288/1994 ® (Cabos de Potência com Isolação Sólida PVC ou PE);
NBR - 14039/2003 ® (Instalações Elétricas de Média Tensão (de 1,0kV a 32,6kV);
RIC® (Regulamento de Instalações Consumidoras);
NR - 10® (Segurança e Instalações Elétricas);

Entre em contato com a Eletromax para solicitar esse serviço.
Início | Institucional | Serviços | Fornecedores | Clientes | Notícias | Contato | Eventos | Artigos | Trabalhe Conosco | Controles | Calendário 2013
Todos direitos reservados 2017 Eletromax
Fone: (51) 3475 4700 / (51) 99660 5765 / (51) 99919 8912