ECONOMIZE ENERGIA e DINHEIRO - CORRIJA O FATOR DE POTÊNCIA

ECONOMIZE ENERGIA e DINHEIRO - CORRIJA O FATOR DE POTÊNCIA

Os Bancos de Capacitores consistem em quadros elétricos destinados à correção do Fator de Potência, em determinadas situações este processo de consumo de eletricidade pode gerar quedas no fornecimento de energia, sobrecarga nos equipamentos chegando a causar prejuízos, entre outras consequências, sendo as mais comuns: a geração de multas pela concessionária de energia e o acréscimo indesejado na conta de energia.

O Fator de Potência é a relação entre as três potências existentes: reativa (kVAr), aparente (kVA) e a ativa (kW), que nada mais são do que denominações para as diferentes maneiras com que os equipamentos utilizam a energia elétrica. A potência reativa é a energia gasta no sistema elétrico e que não é reaproveitada, isso gera muitos gastos e por esse motivo que é necessária a instalação dos Bancos de Capacitores.

Estes problemas são reflexo do mal aproveitamento da energia elétrica, que na maioria das vezes tem como origem o uso de um baixo fator de potência pelas cargas. É necessário então corrigi-lo, dimensionando e utilizando corretamente os equipamentos, ou instalando Bancos de Capacitores.

Os Bancos de Capacitores são painéis elétricos que controlam as oscilações de potência dos equipamentos. Eles podem ser instalados por grupos de cargas, ou seja, em um setor com diversas máquinas para correção de fator de potência coletivo ou de modo localizado junto ao equipamento a ser corrigido. Esta última solução é tida como a melhor em uma visão técnica.

A instalação e manutenção de bancos de capacitores deve ser monitorada, pois caso a carga indutiva esteja baixa, o que ocorre em épocas de baixa produção e férias coletivas, deverá ser desligado o banco, pois o excesso de carga capacitiva também compromete o Sistema Elétrico de Potência. O valor do Fator de Potência é registrado por medidores de watt-hora eletrônicos, instalados em medição de energia elétrica pelas concessionárias, sendo esse valor igual ou acima de 0,92.

A instalação destes produtos pode levar à uma economia de até 50% nas contas de energia.

Tags:
WhatsApp